Como funciona o repasse de franquia

mar 15, 2023

Quando um empreendedor e uma franquia celebram um contrato de negócios e se tornam franqueado e franqueadora, ambos estão buscando realizações e sucesso. Contudo, no meio do caminho mudanças podem acontecer, gerando a vontade, ou necessidade, de seguirem por trilhas diferentes. É aí que entra o repasse de franquia. Muito comum no mercado de franchising, o repasse implica em buscar um novo empreendedor para assumir a unidade em questão. 

Em poucas palavras, o repasse de franquia acontece quando um franqueado, querendo vender seus direitos de marca, prospecta um novo empreendedor para assumir sua franquia. Para isso ocorrer de fato, a franqueadora precisa aprovar o perfil do indicado.

Neste artigo vamos tirar dúvidas do que é e como se dá o repasse de franquia.

O que é o repasse de franquia na prática

O conceito do franchising é franqueador e franqueado agirem juntos para viabilizar os negócios com rentabilidade para ambos. Enquanto um busca expandir, o outro vai empreender com todas as vantagens que só o modelo de negócios de franquia oferece, como marca já reconhecida, know how e suporte, entre outras. 

Em algum momento, ainda que tudo vá bem, o franqueado pode querer desfazer-se de sua unidade. É aí que entra o repasse de franquia, algo previsto em contrato e completamente aceitável nesse mercado. Porém, não é algo tão simples ou rápido de acontecer, pois depende de vários fatores, também previstos em contrato. Da mesma forma que o franqueado atual precisou passar por alguns critérios da franqueadora, o futuro franqueado, que vai receber o repasse, também precisa.

O repasse de franquias é um bom negócio

Diferentemente do que muita gente pode pensar, o repasse de franquia é sim um bom negócio para todos os envolvidos. De um lado o franqueado vende seus direitos de uso de marca e sai capitalizado do negócio, por outro, o novo empreendedor, aprovado pela marca, entra em um negócio já em andamento, montado, estruturado e com clientela, só precisa dar seguimento. Já a franqueadora segue com aquela unidade em questão aberta e em funcionamento.

O repasse de franquia não é a falência de um negócio, é a desistência de um empreendedor de seguir com ele, por inúmeras razões (inclusive as pessoais), por isso, está transferindo para um novo empreendedor. Ainda que prevista em contrato, é aconselhável o acompanhamento de um advogado a fim de assegurar a todas as partes envolvidas, total lisura e transparência no processo.

Como é o processo de repasse de franquia

Cada marca franqueadora pode ter seus próprios termos para o repasse de franquia, mas de forma geral, o primeiro passo, após a comunicação do franqueado junto à franqueadora da sua decisão de repasse, é a elaboração e assinatura de um termo de autorização de alienação (ou venda) por parte da franqueadora.

Em seguida, o franqueado define o valor de venda, e tudo deve estar em contrato. Algumas franquias ficam com 30% do valor, mas como dito anteriormente, isso pode variar.

O passo seguinte é prospectar o futuro franqueado, que deve passar pelo crivo da franqueadora e só então assumir a unidade. Havendo o aceite, o primeiro contrato terá vigência pelo tempo restante do anterior. Na sequência se renova no tempo integral.

Investir em repasse vale a pena para o novo franqueado

Se investir em franquia naturalmente é um bom negócio por todas as vantagens já conhecidas (marca reconhecida, modelo de negócio testado, suporte e apoio, capacitação e treinamentos constantes, além de consultoria e acesso a ações de marketing, entre outras), imagine investir em uma unidade já existente e em pleno funcionamento?

Ao adquirir uma franquia via repasse, o franqueado não precisa se preocupar em pesquisar o ponto comercial, aguardar obras de construção ou reforma, montar e treinar equipe ou começar a prospectar clientela “do zero”.

Tudo isso já foi feito. O que se faz necessário é verificar o funcionamento de tudo, entender a relação com os clientes e o grau de satisfação deles, conhecer a equipe e ouvir o que têm a dizer, bem como fornecedores e parceiros. Além disso, é fundamental entender os documentos contábeis, o fluxo de caixa e sentir a saúde do negócio.

Por ser novo na franquia, será preciso passar por todo o treinamento que qualquer franqueado passa, afinal, ainda que esteja adquirindo um negócio “antigo” ele é novo para quem assume.

Invista em repasse de franquia nas suas pesquisas sobre onde e como empreender. A Domino’s espera por você. Conheça nosso modelo: https://franquias.dominos.com.br/

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens Recentes