Empreendedor e empreendimento estão em simbiose. Quando um vai bem o outro segue, e o contrário também é verdade. Por isso, é importante investir em conhecimento para melhorar a sua performance profissional e consequentemente a performance da sua franquia.
É crucial entender que, por mais que uma franquia tenha inúmeras vantagens em relação a um negócio solo, tanto pelo reconhecimento prévio da marca quanto pelo suporte da franqueadora, se não houver uma boa gestão ou nenhuma incrementação nos negócios como um todo, ela pode ter problemas.
Daí a importância de investir no seu desenvolvimento profissional e também no da sua equipe. Estudar, participar de eventos, como palestras e feiras, por exemplo, podem ser um bom começo.
Neste artigo, vamos tratar de alguns hábitos que podem melhorar a sua performance profissional e da sua franquia também.
Melhorando a performance profissional
Você já deve ter ouvido a frase, conhece-te a ti mesmo, não é? Pois bem, a primeira ação para melhorar como profissional é se conhecer, ter em mente, de forma clara, qualidades e defeitos não só em relação à personalidade, como aos hábitos diários. Uma vez reconhecidas essas informações, o segundo momento é de mudar o que é necessário.
Algumas dicas de hábitos que podem promover boas mudanças:
- Organização – pode parecer óbvio, mas tem muito profissional com agenda, compromissos e atividades bagunçadas. Tende a perder horário, atrasar entregas e viver sob estresse por não conseguir dar conta de tudo. Ter uma agenda e um horário de trabalho definido é crucial para o bom andamento das coisas. Tudo o que puder contribuir para tornar você mais organizado tem valor, desde post-it até pastas classificadoras, ainda que isso pareça analógico demais.
- Ouvidos atentos: não é para você sair escutando tudo o que falarem por aí, mas para receber os feedbacks, ou seja, o retorno das suas ações e o impacto delas. Reuniões com fornecedores, equipe e até franqueador são ótimas oportunidades para receber essas avaliações.
- Espírito de equipe: a partir do instante em que você resolve empreender com franquia, o saber trabalhar em equipe deve ser ativado, afinal, você faz parte de uma grande rede e precisa se guiar pelas regras dela. Ademais, a sua franquia em si tem sua própria equipe com a qual você precisa lidar.
- Qualificação: os tempos mudam, os hábitos dos consumidores também, o mercado e a forma de gerir da mesma forma. Por isso, é importante se manter atualizado e qualificado para cuidar do seu empreendimento adequadamente, inclusive promovendo modernização.
- Participação em eventos do setor: feiras, congressos, palestras e encontros com gente do setor de franquias são excelentes oportunidades de conhecer as novidades do mercado e ficar por dentro do que outras unidades e marcas estão fazendo.
- Estudar um idioma: falar uma outra língua vai além da possibilidade de uma boa comunicação com o mercado internacional, ainda mais para franquias de marcas de outros países, como é o caso da Domino’s. Passa também por um excelente exercício de memória e cognição. É manter a mente ativa sem necessariamente estar estressada com as coisas do trabalho.
- Lazer também é importante: por mais que digam que o olho do dono é quem faz o negócio prosperar, é preciso saber quando dar pausa no trabalho, tirar um tempo para descansar e se desligar de fato. A mente precisa de umas pausas para seguir funcionando a todo vapor.
Melhorando a performance da sua franquia
Quando você decide melhorar a sua performance profissional, a melhoria da sua franquia segue como consequência, ainda assim não precisa ficar só nisso, você pode mudar e criar hábitos dentro do seu negócio que melhore a sua performance. O que coube para você também pode servir para a franquia.
Organização, ainda mais para o trabalho com atendimento, pedido, entrega e produção, é imprescindível. Isso sem falar em compras e controle de estoque. Uma pausa para descanso também renova o fôlego da equipe entre a jornada de trabalho.
Capacitação e treinamento fazem parte do suporte da Domino’s, não deixe a sua equipe de fora dessas oportunidades. Isso serve para os eventos da área, sempre que possível leve alguém. Os feedbacks também são importantes para a franquia, por isso, a importância de criar mecanismos para ouvir os clientes.
Mesmo parecendo atitudes simples, acredite, elas vão melhorar a sua performance profissional e a performance da sua franquia.
Ainda não é um franqueado Domino’s? Não deixe de conhecer nosso modelo: https://franquias.dominos.com.br/