Os números do consumo de pizza no Brasil

fev 7, 2023

Um país que tem uma data no calendário para celebrar a pizza só pode ser um grande consumidor da famosa massa de trigo redonda coberta de ingredientes diversos. 10 de julho é o Dia Nacional da Pizza no Brasil, o segundo maior consumidor de pizza do mundo, perdendo para os Estados Unidos, enquanto a Itália, sua grande difusora está em quarto lugar. 

Para entender o poder da pizza na mesa dos brasileiros vamos conhecer os números do consumo de pizza no Brasil.

Prepare-se, este artigo pode deixar você com água na boca. Tanto para pedir uma Domino’s quanto para se tornar um dos nossos franqueados.

O consumo de pizza no Brasil em números

Para além da famosa dobradinha do arroz com feijão, a pizza reina na mesa dos brasileiros. Segundo dados do iFood, no primeiro semestre de 2022 mais de 41 milhões de pizzas foram solicitadas pelo aplicativo. É uma média de cinco pedidos por segundo. Ainda de acordo com o aplicativo, os estados com mais pedidos são, em ordem: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Ceará.

Uma pesquisa elaborada pela Toluna entre os dias 2 e 3 de julho, com 769 respondentes, sendo 54% mulheres e 46% homens, constatou que 99,87% dos entrevistados gostam de pizza e que consomem em média uma vez por semana. 25% disseram pedir pizza a cada 7 dias, enquanto 21% consomem mais de duas vezes por semana e 17% somente 1 vez no mês.

Sobre a preferência de onde consumir, 84% preferem em casa, via delivery. Já 36% optam por ir às pizzarias. Entre elas, as de bairro são a preferência. 80% dos pedidos de casa pedem em pizzarias próximas, 30% de pizzarias mais famosas enquanto 32% escolhem gigantes como a Domino’s.

Unidades Domino’s no Brasil:

  • 2014 – 104 lojas
  • 2016 – 171 lojas
  • 2018 – 232 lojas
  • 2020 – 308 lojas
  • 2021 – 327 lojas

E qual o motivo de tanta preferência pela pizza? É o que vamos mostrar a seguir, com a história da pizza no mundo e no Brasil.

A história da pizza 

Ainda que a gente pense automaticamente na Itália quando falamos de pizza, a origem dessa delícia remonta mais de 3 mil anos e está ligada ao Egito, quando desenvolveram uma massa fina e redonda, muito parecida com o pão árabe que temos hoje. Chamado de pão de Abraão ou piscea, pode estar aí a origem do nome também.

Essa é a versão que mais se sustenta e faz sentido, pois foi essa massa que cruzou fronteiras até chegar a Nápoles, na Itália, levada pelas mãos de muçulmanos e turcos durante as cruzadas religiosas. A popularização na cidade italiana se deu pelo baixo custo e pela saciedade, servindo de alimento para os trabalhadores mais pobres. 

No início, junto à massa iam somente ervas e azeite. Depois veio o molho de tomate, peixe, queijo, toucinho e o que a criatividade culinária permitir. Nesse tempo, se comia dobrada no meio. 

Estando em Nápoles, é possível visitar a Antica Pizzeria Port’Alba aberta em 1738 e considerada a pizzaria mais antiga do mundo. A pizzaria inclusive já foi cenário de alguns romances do escritor e Alexandre Dumas, autor de “Os Três Mosqueteiros” e frequentador assíduo.

A pizza no Brasil

Em terras brasileiras, a pizza como conhecemos hoje chegou pelas mãos do pizzaiolo Carmino Corvino em 1910. Morador do Brás, como a maioria dos seus conterrâneos, abriu a Cantina Santa Genoveva, a primeira do país, mas que atualmente já não existe mais. Desde aquele tempo a pizza já ganhou ares de Brasil com todo tipo de cobertura, inclusive a famosa pizza paulistana, que leva molho de tomate frescos, queijo Catupiry, bacon crocante e salsinha a gosto.

Com diversas receitas, a pizza é de fato uma preferência brasileira. Acompanhando a evolução da franquia Domino’s no país, podemos constatar o quanto faz parte do gosto popular.

A relação da pizza com o Brasil é tão forte que até faz parte de expressão cultural. Quem nunca ouviu ou usou a expressão “no Brasil, tudo acaba em pizza”? A frase surgiu no futebol na década de 60 quando uma longa reunião da diretoria do Palmeiras (com descendência de italianos) foi terminada com nada mais nada menos que 18 pizzas. 

O lanche virou notícia através do jornalista Milton Peruzzi, com a manchete de jornal “Crise do Palmeiras termina em pizza”. A partir daí a expressão se popularizou como sinônimo para se referir a algo ainda sem solução.

Mas, isso é coisa do passado. No presente, o investimento em franquias de pizza como a Domino’s é a melhor solução para quem quer empreender com menor risco e maior chance de sucesso. Os números podem provar.

Os números não mentem, passe agora em uma pizzaria Domino’s ou peça em casa e comemore a decisão de se tornar um de nossos franqueados.

Conheça nosso modelo: https://franquias.dominos.com.br/

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens Recentes