A importância da constante capacitação de equipe em uma franquia de restaurantes

out 28, 2022

Quantas vezes você já não se perguntou qual o segredo do sucesso da loja A ou da marca B? Como fazem para ter tantos clientes e, mais ainda, como conseguem estar no mercado há tanto tempo? A Domino’s, por exemplo, existe desde 1960, ou seja, são mais de 60 anos oferecendo a melhor pizza por várias cidades no mundo inteiro. Um dos segredos? Capacitação da equipe, desde gestores até profissionais da limpeza.

Costuma-se dizer que quando a gente acha que sabe tudo perdemos nossa capacidade de aprender. E aprender é justamente o que nos faz evoluir. A Domino’s acredita que sempre há coisas novas para descobrir e por em prática.

Aprenda com o sucesso da Domino’s e entenda a importância da capacitação frequente.

Capacitação para lidar com a evolução

Até outro dia, a gente pedia pizza em casa pelo telefone. Hoje, usamos aplicativos de delivery, de mensagens e até as redes sociais. As constantes pesquisas alimentares apontam para alergias e intolerância a determinados alimentos ou compostos. A busca por mais saúde eleva os cuidados com o que se come e bebe. As questões ambientais têm se tornado pauta frequente de debates.

Esses são alguns exemplos de como o que a gente conhece vai mudando ou se expandindo e precisamos estar atentos para acompanhar. E isso vale para qualquer tipo de negócio. Somente através da capacitação, ou em outras palavras, do aprendizado constante, podemos estar bem informados e preparados para lidar e nos adaptar.

O serviço de entregas foi uma dessas inovações que mudaram os hábitos das pessoas e exigiram uma nova adaptação. Como fazer as pessoas receberem a comida em seu lar com o mesmo sabor e fresquinha como se estivesse na mesa do restaurante ou no balcão da lanchonete?

Assim foram surgindo as embalagens térmicas, a entrega via motocicleta, os baús que mais parecem um forno portátil da Domino’s e tantas outras invenções.

As vantagens da capacitação de equipe

Através da capacitação, é possível observar falhas que, na rotina dos dias, podem passar despercebidas; aparar arestas de metodologias e processos; e, claro, promover melhorias não só na realização diária das atividades, mas também no clima do ambiente de trabalho.

Listamos algumas vantagens em promover e participar de ações de capacitação:

  • Olhar diferenciado: a capacitação através de um profissional externo permite um olhar novo sobre problemas recorrentes. Em se tratando de franquia, há ainda a vantagem do aprendizado com as demais unidades e troca de experiências.
  • Otimização de processos: treinamentos promovem novas formas de gerir atividades que nos fazem ganhar tempo e qualidade.
  • Diminuição de desperdício: um dos maiores problemas de quem lida com refeições é o desperdício, seja de comida já pronta, de ingredientes ou preparos e congelados. A capacitação ajuda os profissionais a lidarem melhor com essas questões.
  • Atendimento ao cliente: o advento do marketing digital permite uma interação maior de marcas e consumidores. Essa ligação mais próxima dá às marcas informações precisas sobre as preferências dos clientes para serem aplicadas no atendimento a eles. Uma rede de franquias tem estudos completos e oferecem soluções e inovações para um atendimento de qualidade e diferenciado.
  • Valorização do colaborador: se a franquia oferece conhecimento ao colaborador, demonstra investimento no seu crescimento. O funcionário valorizado se sente mais motivado a dar o seu melhor porque vê perspectivas reais de crescimento.

Franquias e capacitação

Para além das necessidades de mudança e adaptação, a capacitação constante oferecida pelas boas redes de franquias são também uma maneira de manter a qualidade padrão da marca. Quando se opta por empreender via franquia, está se buscando justamente a força de uma marca já reconhecida pelo público e toda a sua expertise de mercado, mais o suporte e apoio necessários à implantação e sucesso do negócio.

O êxito das redes de franquias está justamente em, encontrando um modelo de atuação próspero, replicá-lo em suas unidades para obterem o mesmo resultado e assim reforcem a marca em um ciclo de retroalimentação.

Para replicar o modelo de negócio e as inovações que surgem dele é preciso oferecer treinamento e capacitação para as unidades. Estas, por sua vez, não devem abrir mão desta oportunidade.

Há infinitas outras vantagens em participar das capacitações oferecidas pelas franqueadoras. A Domino’s acredita no compartilhamento de conhecimento e experiências como forma de fortalecer sua marca e unidades franqueadas.

Faça parte de uma rede que investe no conhecimento de seus franqueados, faça parte da Domino’s Franquias: franquias.dominos.com.br

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