Domino’s e as características de uma franqueadora de qualidade

set 2, 2022

Empreender via franquia é a escolha de grande parte de quem busca ter o seu próprio negócio. As vantagens em relação a investimento solo são inúmeras, mas para dar verdadeiramente certo é preciso ter em mente o que torna uma franqueadora de qualidade.

É preciso estar atento a quais características observar no momento de escolher a marca em que vai investir.

Neste artigo, vamos abordar quais são os atributos de uma franqueadora de qualidade e como a Domino’s está bem inserida neste contexto.

Entendendo o franchising

A franquia nasce a partir do momento em que uma determinada empresa resolve expandir, ou seja, ganhar mais mercado, abrir novas unidades, com investimento de outros empresários mediante a cessão de uso de sua marca.

Em outras palavras, novos empreendedores se utilizam de uma marca já inserida e reconhecida no meio, mais todo o know how de mercado. Por isso, pagam direito de uso, royalties e outras taxas em vez de começarem um investimento do zero, tendo inclusive que criar nome, marca e torná-la conhecida enquanto lida com outras questões da rotina de um negócio.

Nesta modalidade, o detentor da marca é o franqueador ou marca franqueadora e quem a utiliza é o franqueado.

Franqueadora e franqueado, o papel de cada um

Antes de verificar as características que fazem uma boa franqueadora, é preciso entender bem o papel de cada uma nessa relação. Claro que cada marca opera sua franquia através de um modelo próprio, mas sempre dentro do que se estabelece como regra geral nesse modelo de parceria.

Neste sentido, cabe à franqueadora:

  • Deixar claro o conceito de sua marca e modelo de negócio.
  • Elaborar com nitidez regras, normas e processos de uso da marca.
  • É importante ter testado o modelo de negócio e seguir melhorando.
  • Ter um processo de seleção e perfil de franqueado bem definido.
  • Oferecer suporte e apoio ao franqueado desde a montagem e instalação do negócio e também no seu funcionamento. Cursos, consultoria, capacitação são bons exemplos.
  • Produzir e distribuir manuais de práticas, marcas e outros que sejam necessários para o bom desempenho das franquias.
  • Auxiliar no processo de comunicação e marketing (ainda mais quando houver liberdade para ações locais).
  • Acompanhamento dos negócios dos franqueados, é importante lembrar que quanto mais dá certo para eles, melhor para a franqueadora.
  • Possibilitar encontros e trocas entre os franqueados para compartilhamento de informações e experiências.

Aos franqueados cabe:

  • Estarem atentos ao contrato e fazer os investimentos necessários.
  • Seguir os manuais da franquia em relação a processo, insumos e demais informações.
  • Estar em dia com as taxas, royalties, marketing e outras despesas que houver.
  • Seguir as normas referentes à divulgação e estratégias de vendas, marketing e comunicação.
  • Desempenhar uma boa gestão do negócio preservando a marca, seu posicionamento e conceito.
  • Colaborar de maneira geral com o bom funcionamento das relações e crescimento da rede de franquia.

Franqueadora de qualidade, como ela é

Já sabemos que a franqueadora é detentora de uma marca já em atividade no mercado e isso por si só configura uma vantagem em relação a investir em um negócio do zero. Porém, o que mais é necessário para ter certeza de fazer uma boa escolha?

Listamos aqui algumas características que precisam ser observadas ao escolher uma franqueadora de qualidade, o que é diferente das obrigações listadas acima.

  • Liderança: afinal estamos falando de um detentor de uma marca que deve nortear as unidades franqueadas para o sucesso.
  • Trabalho em equipe: o franqueador lida com várias equipes no seu dia a dia. Desde a sua própria até as unidades franqueadas e as equipes dela, é preciso saber ouvir, filtrar, motivar a falar e, claro, aceitar sugestões e críticas e principalmente manter relações harmônicas entre todos.
  • Canais de acesso ao franqueado: sempre que desejar ou achar necessário, o franqueado precisa acessar a rede com facilidade. Telefone, e-mail, extranet, rede social, site, aplicativos de mensagens, sejam quais forem os canais de comunicação eles precisam ser eficazes e de fácil acesso e retorno rápido.
  • Estrutura de suporte: uma das maiores seguranças do franqueado é saber ter apoio quando precisar. Em vista disso, a franqueadora de qualidade precisa ter uma equipe de suporte com número de pessoal suficiente para a demanda, além de qualidade técnica para tal.
  • Parceria todos ganham: uma franqueadora de qualidade tem em mente que quanto mais as unidades franqueadas dão certo, mais beneficia a rede como um todo. Por isso investe para que cada um dos seus franqueados tenha sucesso.

Agora que você sabe o que faz a qualidade de franqueadora, saiba que a Domino’s cumpre com todos esses requisitos e vai ainda além porque não para de crescer e investir, nem na marca nem no suporte a cada unidade franqueada no Brasil e no mundo.

Empreenda com a Domino’s: https://bit.ly/3QblNlx

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens Recentes