A força do formato delivery na maior rede de pizzaria do mundo: a Domino’s

jul 29, 2022

Houve um tempo em que o delivery era tendência. Hoje se tornou realidade. O crescimento deste serviço elevou a entrega em casa a um outro patamar de importância e exigência por parte do consumidor.

A entrega por si só não é mais suficiente. Valores e cobrança de taxa, tempo de espera, embalagem, condição em que a refeição chega, estão entre as métricas mais avaliadas e fatores de escolha dos clientes.

A opção de delivery precisa ser acompanhada de boas estratégias, gestão logística, capacitação dos envolvidos e doses de criatividade, tanto para criação de promoções como de soluções.

A força do delivery da Domino’s está em possuir muitas destas qualidades, mas principalmente em colocar o consumidor em primeiro lugar.

Vamos conhecer um pouco mais do funcionamento do delivery da Domino’s.

Delivery, do algo a mais para o essencial

Um tempo atrás, o delivery era um serviço extra, quase despercebido, em restaurantes, lanchonetes e food services em geral. A vida corrida, o cansaço e outras mudanças no cotidiano das pessoas acabaram por fazer do delivery um meio prático e cômodo de comer uma boa comida sem precisar sair de casa.

Quando a pandemia pegou a todos de surpresa, o delivery passou a ser uma modalidade essencial em tempos de isolamento e lock down. Os estabelecimentos onde a atividade de entrega já existia precisaram de alguns ajustes e investimentos para dar conta do aumento de demanda. Os que ainda não haviam apostado no uso do delivery precisaram implementá-lo para seguir sobrevivendo.

A força do delivery se mostrou grande a ponto de negócios nascerem ou migrarem para o 100% delivery. A Domino’s há muito havia abraçado o modelo, não à toa, é referência em entregas rápidas e eficientes.

A história do delivery Domino’s

Criada em 1960 nos Estados Unidos, a Domino’s pode ser considerada pioneira no modelo delivery. Com o intuito de se diferenciar da concorrência, Tom Stephen Monaghan, então único dono após a saída do seu irmão James, criou um método de entrega na casa dos clientes com a promessa de a pizza chegar quente e crocante. Tudo isso a bordo de um Fusca.

Em 1967, veio a primeira franquia. A expansão começava, mas sem perder a qualidade, o padrão e principalmente a força do delivery. Em 1970, um desafio e uma promessa causou rebuliço no mercado e trouxe um diferencial competitivo que poucas marcas teriam coragem de oferecer.

A Domino’s criou um tempo máximo de entrega. Caso a pizza não chegasse em até 30 minutos, o cliente não precisaria realizar o pagamento. A promoção durou de 1970 a 1993, uma das mais longas da história do marketing.

É importante lembrar que, durante este período, a Domino’s já possuía várias franquias pelo mundo e essa regra dos 30 minutos valia para todas as unidades.

Domino’s, precursora de um delivery diferenciado

No ano de 2006, a rede Domino’s já possuía mais de 8 mil franqueados em várias partes do globo. Na sequência, em 2007, inovou mais uma vez, inaugurando o serviço de pedido online e via celular.

Além dos pedidos de entrega, a Domino’s disponibilizava também o take away, isto é, o cliente pede e vai buscar a pizza na loja. Com o crescimento desse formato de consumo, a marca passou a tornar o espaço de loja mais aconchegante para esses consumidores. Contudo, a força do delivery segue até hoje, por isso a Domino’s continua inovando neste quesito.

Uma das inovações da Domino’s foi em 1998 com a criação da HeatWave Bag, um sacola para entrega com tecnologia patenteada de energia eletromagnética, ou seja, praticamente a pizza segue dentro do forno até chegar ao consumidor. Além disso, tem a embalagem cartonada que evita do queijo grudar na parte de cima da tampa, o que acontece com a maioria das pizzas durante o trajeto até a casa do cliente.

Em 2008 veio o Domino’s Tracker, oferecendo ao consumidor acompanhar todas as etapas do pedido de forma online. Um rastreamento completo, desde o momento da solicitação da pizza até ela chegar quente e crocante em casa.

Se acompanhar a entrega é algo muito bacana, imagina fazer um pedido online personalizado observando todas as suas escolhas na tela? Estamos falando do Pizza Builder, mais um pioneirismo Domino’s.

Chega 2016 e a Domino’s Nova Zelândia realiza a primeira entrega mundial via drone. Duas pizzas entregues a um cliente ao norte da cidade de Auckland. Incrível, não é?

A Domino’s acredita na força do delivery. Por conta disso, investe em tecnologia de embalagem e logística. Aposte em quem vem ganhando desde os anos 60. Seja um franqueado Domino’s!

Para conhecer nosso modelo de negócio, acesse: https://franquias.dominos.com.br/

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